Assinatura RSS

Cinema e Turismo

Publicado em

Site traça itinerários de filmes pelo mundo e alavanca turismo cinéfilo

Da Agência EFE

Quem já não teve a sensação que já conhecia Nova York graças aos filmes de Woody Allen? E quem não se lembra de Audrey Hepburn e Gregory Peck em “A Princesa e o Plebeu”? O “turismo cinéfilo” agora tem um novo aliado: a internet, que registra itinerários reais dos filmes em sites como o movie-locations.com.

Quando John Huston ambientou os dilemas morais de um sacerdote mulherengo em “A Noite do Iguana” numa praia mexicana chamada Puerto Vallarta, não sabia que tinha acabado de “desvirginar” o lugar, que desde então se transformou num cobiçado destino turístico.

Baseando-se no poder da influência dos blockbusters, o site movie-locations.com publicou uma lista de lugares –inclusive editou um livro– onde os filmes foram rodados.

Pierre Vinet/AP/New Line Cinema
Cena do filme "O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel", filmado na Nova Zelândia
Cena do filme “O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel”, filmado na Nova Zelândia

Que tal um tour pela Nova Zelândia de “O Senhor dos Anéis” para as férias de 2011? Ali foi construído o parque Hobbiton para entrar no clima do sucesso da trilogia multimilionária.

O portal oferece a ferramenta de busca por país para depois descobrir quais filmes foram rodados na região e vice-versa, assim como filtrar por ator e diretor com a opção de conferir fotografias do lugar, como foi rodado e como é na realidade.

Em Sevilha, por exemplo, é possível visitar os sets onde foram gravados filmes como “Lawrence da Arábia” e “Guerra nas Estrelas – A Ameaça Fantasma”. No primeiro, Sevilha foi “arabizada” enquanto no segundo, a praça da Espanha foi totalmente digitalizada.

Também é possível percorrer as ruas de “Blade Runner – O Caçador de Andróides” em Los Angeles, como o Bradbury Building no centro de Los Angeles (também cenário de “500 Dias Com Ela”.

Divulgação
Cena do filme "Blade Runner", gravado em Los Angeles, Califórnia
Cena do filme “Blade Runner”, gravado em Los Angeles, Califórnia

INDIANA JONES

Um pouco mais caro é seguir os passos de “Indiana Jones e a Última Cruzada”, pois é preciso ir até o deserto de Petra, em Utah, passando por Londres, Granada e Veneza, sem falar de James Bond e Jason Bourne (da trilogia “Bourne”), que cruzam diversos países entre suas intrigas e perseguições internacionais.

Com mais calma em comparação ao ritmo frenético do filme, é possível acompanhar o percurso de “Corra, Lola, Corra”, de Tom Twyker, por Berlim; e uma Londres na perspectiva do último “Sherlock Holmes”.

Enquanto guias incluem o Hotel Hyatt, de Tóquio, para reviver o romance internacional de “Encontros e Desencontros” o movie-locations.com oferece opções menos óbvias.

“O Talentoso Mr. Ripley”, com Matt Damon e Gwyneth Paltrow, sugere um passeio deslumbrante pelo litoral italiano, que inclui paisagens de Ischia, Procida e Anzio.

Para os mais meticulosos, Martin Scorsese traça um retrato de Nova York no início do século 20 em cenários como o jardim botânico do Bronx e na Academia de Música da Filadélfia.

E, finalmente, o site oferece itinerários definitivamente pouco glamourosos, como o do filme “Ou Tudo ou Nada”, quando Robert Carlyle e seus companheiros desempregados resolvem fazer stripteasse ao ritmo de Donna Summer.

Divulgação
Cena do filme "Corra, Lola, Corra", filmado em Berlim
Cena do filme “Corra, Lola, Corra”, filmado em Berlim
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: